Como ir para Amazônia – Por onde começar sua viagem?

Quem ama viagens de conexão com a natureza e troca cultural certamente já sonhou em ir para a Floresta Amazônica. 

Mas a pergunta que sempre fica quando pensamos em ir para a Amazônia é: por onde começar? Como ir para Amazônia? Junto dela vem mais uma série de outros questionamentos:

  • – Devo ficar hospedado em Manaus?
  • – É possível explorar a floresta e as comunidades ribeirinhas?
  • – Como transitar de um local para outro?
  • – Como fechar um pacote completo?

Para dar início, vale ressaltar que essa não é apenas a maior floresta tropical do mundo, com uma biodiversidade surpreendente. Mas além disso, é também o berço culturas riquíssimas como a ribeirinha, a cabocla e diversas vertentes da indígena.

Por isso, quando pensar em como ir para Amazônia, considere ir além de explorar a selva e a fauna. Para uma experiência realmente engrandecedora, opte por uma vivência que te permita conhecer culturas locais e trocar experiências com a população nativa.

Agora, para ficar mais claro, segue aqui um passo a passo de como ir para Amazônia partindo de Manaus:

 

1. Descubra as experiências que você pode realizar

A Amazônia é um universo. Antes mesmo de buscar um hotel, entenda mais sobre as experiências que a amazônia oferece.

Você pode mergulhar na cultura de Manaus, ver o fascinante encontro das águas, tomar banho de cachoeira, avistar animais selvagens, conhecer povos tradicionais, fazer canoagem pelo rio negro e muito mais.

Entenda mais sobre essas experiências antes de decidir sua hospedagem. Você encontra as atividades que realizamos na Caboclos House Ecolodge aqui.

 

2. Pesquise os hotéis de selva que mais lhe agradam

Manaus é uma cidade incrível, mas para realmente explorar tudo o que a Floresta Amazônica oferece, hospede-se também em um hotel de selva.

São diversas opções disponíveis, mais próximas ou mais distantes de centros urbanos, para todos os gostos e orçamentos.

Se possível, dê preferência para pousadas locais ou sustentáveis. 

Temos também algumas dicas de ouro:

Pacotes organizados: encontre um hotel de selva que ofereça pacotes mais organizados, incluindo hospedagem, alimentação, passeios, guia e transfer. Como os hotéis de selva são afastados de Manaus e localizados em regiões longe de centros comerciais, vale a pena escolher um hotel que cuide de tudo isso. As opções de passeios e refeições na selva são limitadas ao que o hotel oferece, portanto escolha um que seja a sua cara.

Troca cultural: como já falamos, sugerimos muito que você vá além dos passeios ecológicos. É sim maravilhoso interagir com botos, fazer caminhadas pela mata e observar a vida selvagem, mas não deixe de explorar a grande riqueza da Amazônia: sua cultura! Aqui na Caboclos House temos orgulho em dizer que somos uma pousada familiar fundada e gerenciada por moradores ribeirinhos. Te receberemos como parte da nossa família.

Cruze suas preferências: procure um pacote que se adeque às suas necessidades. Se tem um desejo específico, veja qual pousada pode oferecer o que você deseja. Afinal, não é todo dia que exploramos a Floresta Amazônica.

 

3. Defina a época da sua viagem

Diferente de outros destinos que têm datas específicas de temporada, não existe melhor ou pior época para se conhecer a Floresta Amazônica. Tudo vai depender da paisagem que quer encontrar e dos passeios que quer fazer.

A época de chuvas vai mais ou menos de novembro a maio e a estiagem de junho a outubro. O rio está mais cheio entre março e agosto/setembro e mais vazio entre outubro e fevereiro. Com o rio cheio, você pode passear de canoa pela mágica mata inundada e é mais fácil avista animais selvagens. Já durante a seca você pode curtir lindas praias de rio e é mais provável que você pegue um peixe quando for pescar. Temos um post completo sobre Quando ir a Amazônia aqui.

Por isso, pense na experiência que quer ter antes de escolher a data ideal. Mas nosso conselho mesmo é que você venha uma vez em cada estação para ter o gostinho do rio cheio e depois das praias de rio – a mudança da paisagem é surpreendente!

Quanto à quantidade de dias, os pacotes de selva variam de 3 a 5 dias. Para aproveitar
também Manaus e arredores, o ideal é que tenha em torno de 1 semana. Se for uma
viagem mais curta você pode optar por 2 noites na selva e 1 na capital.

 

4. Selecione seu hotel de selva favorito e confira sua disponibilidade

Definiu o hotel que mais lhe agrada? Cheque se ele está disponível nas datas de sua preferência. Antes de emitir as passagens, fique atento também com os horários de traslado de Manaus até o hotel.

Aqui na Caboclos, o transfer é realizado às 8h30 na ida e às 15h na volta. Você também pode contratar um transfer adicional se precisar de outros horários. Se ligue nisso para planejar seu cronograma!

 

5. Compre sua passagem de avião/barco/ônibus até Manaus

Como em qualquer viagem, o próximo passo é fechar seu transporte até um ponto chave.

A maioria dos hotéis de selva na Floresta Amazônica se encontram próximo a Manaus. Nesse caso, o destino correto é o Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes (MAO).

Você pode chegar na cidade por alguns meios:

  • – Vôos diários saindo de diversos aeroportos brasileiros;
  • – Ônibus – dependendo da sua origem a viagem pode ser bem longa e cansativa, analise bem essa opção;
  • – Barco – no caso de viajantes que vêm de estados próximos, como o Pará.
  •  

6. Alinhe todos os detalhes com o hotel de selva

Para garantir que sua experiência seja a melhor possível, não se esqueça de passar para seu hotel todos seus detalhes:

  • – Ponto de pick up e drop off do transfer que vai buscá-lo na ida e deixá-lo na volta. Se for no aeroporto, passe os dados de seu vôo para facilitar o encontro.
  • – Restrições alimentares e alergias, se tiver.
  • – Restrições físicas, se tiver.
  • – Uso de internet e sinal de celular: muitos hotéis de selva, por estarem em locais remotos, não têm fácil acesso à telefonia. Entenda antes como é a situação do seu hotel para resolver pendências e não ter surpresas desagradáveis.
  •  

7. Reserve seu hotel em Manaus

Se seu vôo chegar no fim do dia, provavelmente você só poderá ir para o hotel de selva no dia seguinte. Portanto, reserve um hotel para passar a primeira noite em Manaus, assim como para as outras noites que quiser ficar na capital.

Sugerimos que se hospede no centro, próximo ao Teatro Municipal, perto das principais atrações da cidade.

 

8. Prepare itens importantes

  • – Leve documentos importantes como em qualquer viagem: passaporte, RG ou carteira de motorista.
  • – Aconselhamos que você tenha um seguro saúde e/ou seguro viagem.
  • – Para qualquer viagem dentro do Brasil, as vacinas recomendadas são: febre amarela, difteria, tétano e hepatite.
  • – Na hora de arrumar sua mala, traga roupas leves e não esqueça do repelente!

Depois desse passo a passo de como ir para Amazônia você só precisa viajar mesmo! Se quiser conferir os pacotes de hotel de selva que nós oferecemos é só clicar aqui.

Boa viagem!