Diferente de outros lugares que têm épocas específicas e limitadas para se visitar, a Amazônia pode ser visitada e muito aproveitada ao longo de todo o ano. O que pode influenciar sua decisão é o tipo de passeios que você quer realizar e a paisagem que quer encontrar.
Preparamos essas informações para ajudar você nessa decisão. Afinal, qual a melhor época para ir a Amazônia?
Antes de mais nada, é importante pontuar que o nível de chuvas varia a cada ano e em cada área da Amazônia. Portanto, o que passamos aqui são apenas estimativas para a região de Manaus. Passeios e paisagens podem sofrer variações dependendo de como for as chuvas daquele ano!
O clima na Amazônia a cada trimestre
Janeiro – Fevereiro – Março
Iniciamos o ano com o inverno amazonense: que não significa frio, mas sim precipitações e uma temperatura mais amena. No início do ano ainda temos praias de rio. Aos poucos, o nível da água vai subindo e as praias vão sendo encobertas.
As chuvas na Amazônia geralmente são intensas mas duram curtos períodos. Raramente passeios são cancelados por conta dela – aqui no hotel de selva Caboclos House Ecolodge, apenas reorganizamos os roteiros para que os hóspedes aproveitem ao máximo cada atividade.
Clima ameno
Pancadas de chuva
Praias de rio
Abril – Maio – Junho
Com o acúmulo de água das chuvas dos últimos meses, formam-se os igapós – as mágicas matas inundadas da Amazônia. No fim de maio / início de junho, o nível do rio chega ao seu máximo e a água se aproxima da copa de muitas árvores. É nossa estação cheia.
Clima quente
Chuva e Sol
Igapós
Julho – Agosto – Setembro
Com o fim do ciclo de chuvas, as águas começam a recuar e a temperatura se eleva. Essa é a época do verão amazonense. Conforme o rio abaixa, os bancos de areia vão se tornando visíveis, o que resultará nas praias de água doce.
Clima quente
Ensolarado
Igapós e praias de rio
Outubro – Novembro – Dezembro
Entre outubro e novembro, o rio chega ao seu menor nível. Os trajetos entre as comunidades ribeirinhas são dificultados, pois muitos canais secam nessa época. Por outro lado, é a época em que as praias de rio estão maiores e mais bonitas.
Lá para o fim de novembro as chuvas recomeçam e o nível do rio volta a subir, dando continuidade a esse eterno ciclo de seca e cheia.
Clima quente/
ameno
Retorno das chuvas
Praias de rio
Como a chuva influencia a vida ribeirinha
Por conta da grande variação do índice pluviométrico, os rios sobem ou baixam em determinadas fases.
Quando cheios, formam-se também os igapós – ou a mata inundada. É quando as águas adentram a selva, muitas vezes chegando próximo à copa das árvores.
Para os moradores ribeirinhos, isso impacta muito seu cotidiano, já que os trajetos de canoa ou lancha podem ser feito por dentro dos igapós e são mais rápidos.
Já durante a seca, os caminhos são mais longos e se gasta muito mais com logística e combustível, porque só se pode navegar pelas faixas de rio que ainda têm água.
A cheia dos igapós
Igapó, para quem não conhece, é uma vegetação típica da Amazônia, que alaga na época da cheia. É possível passear de canoa dentro das lindas florestas inundadas, observando a fauna e a flora.
A seca das praias
As praias aparecem sempre que o nível do rio diminui. Lindas faixas de areia e banhos tranquilos com a água na temperatura perfeita.
Então - qual a melhor época?
Nunca dizemos “a melhor época é essa ou aquela” porque cada momento do ano tem sua beleza. Há quem prefira a seca e as praias de rio; há quem seja apaixonado pelo rio cheio…
Nossa dica é: vá pelo menos uma vez para curtir as praias e outra para navegar pelos igapós!
Conheça a Caboclos
Um Hotel de Selva na Amazônia, às margens do Rio Negro e imerso na Floresta, no Lago do Acajatuba. Acomodações com ar condicionado e banheiro privativo para até 4 pessoas e uma aconchegante área externa com piscina, redário, comida boa e muito relaxamento.
Um mergulho na natureza e na cultura ribeirinha. Pacotes completos e personalizados, para você desfrutar cada minuto do seu tempo na na Amazônia. Escolha entre o Roteiro Conexão ou o Roteiro Selvagem, de 3 a 7 dias, ou viagens em grupo.