Idosos aventureiros: a Amazônia é para vocês também

Não existe idade para embarcar em uma nova aventura e se encantar com a beleza da Floresta Amazônica. Mas talvez você ou alguém que você conheça esteja evitando essa viagem só por causa da idade, não é?

Idosos podem ter algumas limitações físicas, o que deixa certos roteiros mais desafiadores que outros, mas você ainda não precisa tirar a Amazônia de sua lista só por causa disso. Muitos hotéis de selva possuem estruturas similares a de um hotel na cidade, com todas as comodidades que se espera encontrar em uma pousada: camas confortáveis, ar condicionado e chuveiro aquecido.

Atividades para todas as idades

Por receberem uma grande variedade de hóspedes, de todas as idades e interesses, muitos dos hotéis oferecem atividades com diferentes níveis de intensidade, atendendo desde os mais aventureiros aos que procuram mais sossego e contemplação.

As atividades oferecidas na Caboclos focam na integração do hóspede com a natureza por meio de oficinas de artesanato e dança, visitas a comunidades ribeirinhas, passeios pela Floresta, banhos de rio e trilhas. São passeios leves, que não exigem muito esforço físico.

Trilha: a única com intensidade mais alta

A trilha pela selva é provavelmente a atividade mais pesada. Porém, podemos não é uma trilha que exige um alto condicionamento físico, visto que é um trajeto curto com paradas para curiosidades e explicações.

Ainda assim, o visitante pode optar por não realizá-la caso não se sinta confortável e, quem sabe, aproveitar uma tarde na piscina do hotel ou lendo no balanço de uma rede.

Cuidados especiais para idosos

Apesar de ser uma aventura suave, algumas questões precisam ser avaliadas. Veja nossas recomendações.

Mobilidade para transporte fluvial

O principal meio de transporte na Amazônia são pequenas embarcações, por isso é preciso ter certa mobilidade para entrar e sair das canoas e barcos. A equipe da Caboclos é muito solícita e sempre estende uma mão, literalmente, para auxiliar nesses momentos, o que deixa a tarefa bem mais fácil.

Afastamento de centros urbanos

Também é importante salientar que os hotéis de selva ficam relativamente afastados dos centros urbanos. Portanto, o acesso a hospitais, farmácias e atendimento médico é restrito.

Dietas especiais

Ao reservar sua visita à Caboclos, informe se há necessidade de dietas especiais, alergias ou restrições alimentares, assim a equipe pode preparar um cardápio adaptado às suas preferências e estar atenta em caso de emergências.

E claro, antes de viajar consulte seu médico e certifique-se que essa é uma viagem indicada para sua atual condição de saúde. Se tudo estiver certinho, tenha certeza que você será recebido com muito carinho.

Se quiser tirar dúvidas, fale com nossa equipe agora clicando aqui.

Lívia Miranda

Sou jornalista com hiperfoco em viagens, idiomas e hábitos de outros povos. Viciada em mapas desde criancinha. Sou natural de Rondônia e cresci comendo tambaqui de banda, sorvete de açaí e bombom de cupuaçu. Recentemente descobri que sou autista e TDAH, pois é, os dois, e hoje escrevo sobre autismo e viagens no Instagram (@liviaturistea).