De uns tempos para cá, viajar apenas para conhecer pontos turísticos perdeu a graça para muita gente. Viajantes começam a buscar algo mais profundo enquanto viajam. Querem encontrar autenticidade nos lugares. Buscam conhecer pessoas de verdade. Ouvir histórias, provar frutas nativas, aprender sobre a cultura local. É aí que o Turismo de Experiência ganha o coração de muita gente.
O que é o Turismo de Experiência?
Essa modalidade nada mais é que o turista participar de fato da viagem. Ele não está lá apenas para observar à distância. Ele não quer apenas ser espectador. O Turismo de Experiência promove a interação entre o viajante e o ambiente, o contexto local e as pessoas.
Por exemplo, pense em uma viagem para a Floresta Amazônica. Você pode ficar em um hotel de luxo, fazer um passeio de barco, observar a Floresta e até assistir a um pôr do sol. Mas certamente a viagem será muito mais intensa se você fizer oficinas de artesanato, trocar ideias com a população ribeirinha ou tomar um chá de uma tradicional horta medicinal. Ou seja, se você vivenciar experiências enquanto viaja.
Onde realizar Turismo de Experiência?
A verdade é que o Turismo de Experiência pode ser realizado em todo e qualquer lugar. Em alguns destinos os roteiros já estão prontos. Em outros, talvez o próprio viajante precise explorar as possibilidades. Mas ter uma vivência intensa, autêntica e engrandecedora em uma viagem depende muito da sua pré disposição a isso.
Abaixo, algumas dicas de onde realizar esse tipo de turismo em cada região brasileira:
Turismo de Experiência no Nordeste
Todo mundo pensa nas praias paradisíacas, mas você já pensou em conhecer o interior do Nordeste brasileiro? Uma boa oportunidade para fazer Turismo de Experiência nessa região seria explorando o sertão nordestino. Outras opções são cidades como Feira de Santana, na Bahia, ou Caruaru, no Pernambuco.
Turismo de Experiência no Sudeste
Que tal conhecer os encantos da Serra da Canastra, em Minas Gerais? O viajante que decide explorar esse destino tem muitas atividades à sua escolha. Trilhas, banhos de cachoeira, visita a produções artesanais de queijo canastra… Algumas pousadas vão ainda mais longe. Oferecem passeios à cavalo na água, intitulado “Aquavalo“, ou vivências gastronômicas.
Turismo de Experiência no Centro-Oeste
Pantanal, Bonito e Chapada dos Veadeiros são as grandes pedidas para essa região. Mais que contemplar a natureza, é possível fazer passeios de barco, retiros de yoga, pescarias esportivas. As possibilidades são inúmeras.
Turismo de Experiência no Sul
Com o clima mais fresco do Sul do Brasil os passeios também diferem bastante do restante do país. Nessa região, você pode dirigir pela Estrada do Sabor, conhecer mais sobre a produção de vinho e experimentar comidas coloniais. Ou então explorar as tantas outras vinícolas e cânions da área.
Turismo de Experiência no Norte
Quando falamos em região Norte + Turismo de Experiência, só conseguimos pensar em Amazônia. A Floresta, que passa por todos os estados do Norte, encanta os viajantes não apenas pela natureza, mas principalmente pela cultura. A rica herança cabocla, indígena e ribeirinha faz dessa destino uma aula de história, geografia e sustentabilidade a céu aberto.
Em alguns hotéis de selva na região é possível realizar diversas vivências. Dentre elas, oficinas, imersões em comunidades ribeirinhas tradicionais, interações com uma aldeias indígenas, entre outras.
Faça viagens que te acrescentam!
Independente do tipo de turismo que você vai escolher, seja ele ecoturismo, volunturismo, de experiência, de base comunitária ou qualquer outro, lembre-se sempre:
- Inclua e valorize a cultura local;
- Respeite os limites dos moradores daquele destino;
- Cuide do meio ambiente;
- Converse, troque ideias, puxe assunto. “Cada pessoa traz um universo dentro de si.”
Quer saber como é o dia a dia em um hotel de selva? Trilha pela mata, boto cor de rosa, igapós, praias de rio, oficinas, sol nascente… Leia o relato completo da Yolanda em seus 6 dias na Caboclos
Se você já pesquisou sobre viagens para Amazônia, certamente você se deparou com o termo Hotel de Selva. Afinal, o que é um Hotel de Selva? Como chegar até ele? É perigoso? É caro? Saiba mais.
Quem nunca pensou em viajar para buscar momentos de paz e conexão com si mesmo e com o mundo? Ao mesmo tempo que aumenta nosso desejo por autoconhecimento, cresce também viagens que proporcionam esse encontro com nós mesmos.