Afinal, o que é um Hotel de Selva?

 Se você já pesquisou sobre viagens para Amazônia, certamente você se deparou com o termo Hotel de SelvaAfinal, o que é um Hotel de Selva? Como chegar até ele? É perigoso? É caro? Qual é a diferença dele em relação a um hotel convencional?

Preparamos esse texto para clarear as ideias! Se ficar qualquer outra dúvida, mande uma mensagem para nossa equipe que é craque no assunto Amazônia.

Caboclos Amazônia

Qual a diferença entre um hotel convencional e um Hotel de Selva?

“Hotel” é uma categoria de hospedagem mais genérica. Geralmente estão localizados em áreas urbanas e oferecem apenas hospedagem, ou no máximo alguma refeição.

Já o Hotel de Selva é um tipo de hospedagem imersa na natureza. São muito comuns em destinos que promovem ecoturismo em florestas ou reservas ambientais. Os Hotéis de Selva têm suas construções integradas ao ambiente natural onde estão inseridos. Geralmente oferecem plano de refeições, além de atividades e vivências que promovem a conexão entre o ser humano e o ecossistema local.

Piscina

Existem Hotéis de Selva no Brasil?

Sim! No território brasileiro, os Hotéis de Selva se concentram na Floresta Amazônica, tanto no estado do Amazonas, quanto no Pará e no Mato Grosso. Hospedar-se em um Hotel de Selva é a melhor forma de explorar e aproveitar a Amazônia.

Como chegar em um Hotel de Selva? 

Como os hotéis estão localizados em áreas mais afastadas, a maioria deles oferece traslado entre a cidade mais próxima e o hotel. Esse traslado pode estar incluso no pacote ou ter um custo adicional, e pode ser feito por via terrestre ou fluvial – cada caso é um caso.

Aqui na Caboclos House Ecolodge, oferecemos transfer saindo de Manaus no primeiro dia de hospedagem e retornando à cidade no último dia. O transfer é feito entre 8h da manhã e 16h da tarde, e um trajeto tranquilo de carro (ou van) + barco (ou lancha).

Ao reservar uma hospedagem, pergunte sobre o transfer para se programar melhor.

Igapós Amazônia

O que fazemos o dia todo? Como é a rotina e os passeios?

Geralmente, 2 a 3 passeios por dia já estão inclusos no pacote. As atividades são realizadas nos períodos entre uma refeição e outra. Há também passeios para ver o nascer do sol, antes do café, ou focagens noturnas, após o jantar.

A maioria dos hotéis oferecem mais passeios voltados a vivências de natureza. Nós recomendamos que você faça também algum passeio mais cultural, para trocar experiências com os povos tradicionais ribeirinhos e indígenas. A natureza da Amazônia é incrível, mas jamais esqueça que nossa riqueza cultural é espetacular!

Na Caboclos, nosso grande diferencial é que somos uma pousada local, de moradores ribeirinhos, e oferecemos oficinas especiais organizadas por microempreendedoras da região, como oficina de doces amazônicos e plantas medicinais.

Rio Negro

Como são as acomodações?

Depende de cada hotel, já que há opções diversas, das mais luxuosas às mais modestas. Mas, no geral, eles oferecem uma boa estrutura e têm áreas em comum além dos quartos ou bangalôs.

Aqui na Caboclos, todos nossos quartos têm banheiro privativo e ar condicionado.Temos ainda um restaurante e um bar, piscina, redário e uma recepção bem ampla em frente ao Rio Negro.

Caboclos Bangalôs

Como é a alimentação?

A maioria dos hotéis já inclui no pacote café da manhã, almoço e jantar – apenas bebidas são pagas a parte. As refeições costumam ser servidas ao mesmo tempo para todos os hóspedes. Por conta das medidas de restrições da Covid19, alguns hotéis adaptaram as refeições de buffet para empratamento.

Geralmente são servidos peixes típicos da região, como pirarucu e tambaqui, além de saladas, verduras, arroz, feijão e farinha. Comidas tradicionais na região amazônica!

Wifi? Água quente? Ar condicionado?

Novamente, depende do hotel escolhido. A maioria dos Hotéis de Selva têm eletricidade, mas não têm luxos como televisão, frigobar no quarto, wifi (coisas que não farão falta na Amazônia, já que esse é um momento de profunda conexão com a natureza).

Água quente é difícil encontrar, mas não é algo que atrapalhe a viagem, já que a Amazônia é uma região bem quente e você provavelmente vai querer tomar um banho gelado. Já o ar condicionado é um diferencial bacana por conta das altas temperaturas.

Aqui na Caboclos, temos ar condicionado em todos os quartos, além de um sinal de satélite que na maioria dos dias nos permite rotear internet – porém, esse sinal sofre algumas instabilidades, por isso não garantimos rede de wifi.

Existe algum perigo se hospedar em Hotéis de Selva?

No geral a resposta é NÃO. O ideal é que ele ofereça toda a estrutura e suporte para que o hóspede se esbanje da natureza local, com conforto e segurança.

Mesmo assim, é sempre bom lembrar que Hotéis de Selva estão localizados em regiões afastadas de centros urbanos. Por isso, atente-se para os sinais do seu corpo, hidrate-se, não toque em nada que não conhece e esteja sempre acompanhado de guias ou responsáveis enquanto explora matas ou nada em rios. Você estará em uma viagem de ecoturismo, que requer um cuidados diferentes de viagens urbanas.

Dá para levar crianças?

Com certeza! Crianças se divertem muito em meio à natureza, além de aprender diversos valores enquanto viajam. Ao reservar um Hotel de Selva, confira se há alguma restrição ou recomendação específica no caso de crianças. Esse post fala mais sobre viajar para a Amazônia em família.

Igapó Bicho Preguiça Amazônia

Vou ver muitos animais?

Provavelmente você vai ver botos cor de rosa (seja em plataformas de interação regulamentadas ou nadando livremente pelo rio) e conseguirá avistar jacarés à noite. Outros animais que você pode ver, com sorte, são bichos preguiça, macacos e diferentes pássaros.

Porém, por incrível que pareça, se você realmente quer avistar animais, o ideal é uma viagem ao Pantanal ao invés da Amazônia.

Caso você se depare com qualquer animal selvagem, apenas observe – não interfira em seu ambiente natural!

Posso nadar no rio?

Sim! Na época seca, é possível curtir as praias de rio, de água doce e com areia branquinha. Já na época cheia, seu guia pode te levar para nadar no meio do rio, com colete, ou mesmo na margem, dependendo de onde seu Hotel de Selva for localizado. Apenas respeite as orientações dos guias locais.

O que preciso levar na mala?

Roupas leves, capa de chuva ou caso impermeável, tênis e chinelo, roupa de banho, repelente e protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu são itens essenciais. Como provavelmente você realizará trajetos de carro e lancha, leve malas pequenas e de fácil locomoção.

Quanto custa?

Como qualquer viagem, é possível gastar mais ou menos, adequando os serviços contratados ao seu orçamento.

Os Hotéis de Selva mais luxuosos têm preços bem elevados: um pacote de 3 noites pode chegar a mais de R$ 10.000,00 por pessoa. Mas há opções bem mais em conta.

Para um melhor custo benefício, nossa sugestão é procurar Hotéis de Selva que incluam passeios, traslado e refeições.

Um Pacote de 3 dias e 2 noites na Caboclos – incluindo hospedagem, transfer, refeições, guia de turismo e diversos passeios – custa em torno de R$ 1.500,00 (variando para mais ou menos dependendo da ocupação do quarto). Você encontra todos os preços dos Pacotes de Selva da Caboclos clicando aqui ou nas imagens abaixo.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a escolher seu próximo Hotel de Selva. Boa viagem!

Sendo uma alternativa para quebrar a rotina de trabalho ou estudo ao longo do ano, sem ter que esperar pelo mês das férias chegar, as micro férias vêm ganhando a preferência dos Millennials, a Geração Y. 

De uns tempos para cá, viajar apenas para conhecer pontos turísticos perdeu a graça para muita gente. Viajantes começam a buscar algo mais profundo enquanto viajam. Querem encontrar autenticidade nos lugares. Buscam conhecer pessoas de verdade. Ouvir histórias, provar frutas nativas, aprender sobre a cultura local. É aí que o Turismo de Experiência ganha o coração de muita gente.

A Força do Querer, dirigida por Glória Perez, foi parcialmente produzida em uma comunidade ribeirinha carinhosamente apelidada de Parazinho após a novela. Apesar da trama se passar em uma comunidade do Pará, na vida real esse vilarejo fica no Amazonas, a 2 horas de Manaus.