Um dos fenômenos naturais mais incríveis de se ver é o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, que correm lado a lado, mas não se misturam. Além de uma experiência interessante, você ainda ganha uma aula prática de química no meio da Amazônia. E o melhor de tudo: chegar ao Encontro das Águas é super simples, rápido e barato. Não acredita? Confira aqui:
Por onde começar?
Em Manaus, o ponto de partida mais próximo do Encontro das Águas é o Porto da Ceasa, que fica cerca de 20 minutos do Largo de São Sebastião e do Teatro Amazonas.
Aproveite para dar uma olhada nas diversas – e diferentes – espécies de peixe expostas no porto. Caso contrate uma agência, seu guia provavelmente vai te encontrar perto dos barcos por volta das 8h ou 9h da manhã. Se preferir fazer o passeio sozinho, peça a um barqueiro que te leve ao Encontro das Águas. A rota custa entre R$ 80 e 100 por pessoa com “barco vazio” ou menos de 30 reais se dividido em grupo com 4 pessoas ou mais.
Quanto tempo leva?
Da Ceasa ao Encontro das Águas leva em média 20 minutos, onde é possível colocar a mão na água e sentir a diferença de temperatura dos dois rios. O trajeto completo, ida e volta, mais explicações e um tempinho para fotos, pode tomar 2 horas do seu roteiro, perfeito para quem tem apenas uma manhã ou tarde disponível. Segundo os guias locais, para ver a linha entre os rios ainda mais nítida, prefira visitar a partir de setembro, quando as águas estão mais baixas.
Se você tiver o dia todo livre na capital, compensa contratar um pacote de dia inteiro com alguma empresa turística em Manaus. Geralmente, o pacote inclui visita ao Encontro das Águas, visita ao parque January e almoço por valores entre R$ 100 e 160. Algumas agências também te levam para nadar com botos, ver vitórias-régias, pescar pirarucu e conhecer aldeias indígenas, tudo incluso.
Posso visitar se estiver em um hotel de selva?
Depende de onde o hotel se localiza, mas para a maioria deles, resposta é não! Prefira fazer esse passeio quando ainda estiver em Manaus, antes de embarcar para um hotel de selva. A Caboclos, assim como a maioria dos outros hotéis, fica em outra direção, distante do Encontro, e por isso não é possível incluir nos pacotes. Você pode adicionar esse passeio no roteiro antes ou depois de iniciar sua estadia na selva. Estamos te esperando.